Treinamento on-line não é novidade. O bombardeio de estatísticas e relatórios nos ajuda a chegar a uma conclusão simples: o e-learning está crescendo e não há sinais de que ele desapareça.
De fato, a nova pandemia de coronavírus de 2020 deve apenas catalisar a transição para o aprendizado on-line. À medida que as bolsas de valores quebram, o Zoom registrou um crescimento excepcional, com ações retornando mais de 200% e vendas aumentando 88% no exercício financeiro de 2020. * Todo o setor de ensino superior americano, no valor de cerca de US $ 600 bilhões, foi forçado a ser online. Chegamos a um momento decisivo.
Quer as empresas estejam prontas ou não, a tendência geral, acentuada pelo COVID-19, significa que a transição do treinamento para ambientes on-line não é mais um opção e sim uma necessidade.
Para muitos empregadores, no entanto, este é um salto de fé. A incerteza em que devemos entrar voluntariamente é, segundo Kierkegaard - filósofo, teólogo, poeta e crítico social dinamarquês, amplamente considerado o primeiro filósofo existencialista - como nos suspender "no fundo, com mais de setenta mil braças de água", dolorosamente consciente dos riscos que estamos assumindo.
Então, como podemos nos preparar para flutuar, e não afundar?
O desafio ao longo do caminho é inevitável, mas os seis princípios a seguir podem nos ajudar a navegar pelas águas e nos dar uma melhor chance de sucesso.
1. Acesso
Um amigo meu trabalha para um escritório de advocacia em Londres, bem grande e respeitado. A empresa inicialmente relutou em responder ao vírus, fechando as portas e incentivando os funcionários a trabalharem em casa, não por meio de uma abordagem draconiana de um ambiente de trabalho "adequado", mas devido a um problema fundamental no acesso ao trabalho on-line.
Nenhum funcionário tinha um laptop da empresa; todo o trabalho foi centralizado em computadores desktop. Segundo esse funcionário, ele nunca havia conduzido uma videoconferência neste ou em qualquer um dos escritórios de advocacia anteriores em que trabalhava. Como resultado, a empresa teve que encomendar dezenas de laptops para permitir que ele e seus colegas trabalhassem em casa durante a pandemia.
Garantir que todos os funcionários tenham acesso adequado ao aprendizado on-line é essencial para o seu sucesso. O acesso não é simplesmente uma praticidade física. Os programas de treinamento devem ser projetados para fornecer material relevante que ajudem o colaborador de maneira intuitiva - isso pode ser feito por materiais que contextualizam o ambiente de trabalho do colaborador, como vídeos ou tarefas aplicáveis em vários idiomas.
As Diretrizes de acessibilidade de conteúdo da Web 2.1 (2018), por exemplo, são um recurso extremamente completo para o desenvolvimento adequado de programas. Os links para relatórios, estudos e recursos para projetar e considerar o treinamento on-line podem ser encontrados na seção "Recursos adicionais" (pp. 20-21) do relatório Online Learning Consortium 2018.
2. Reconheça os erros
“Por que caímos, senhor? Para que possamos aprender a nos recompor novamente ”
Alfred Pennyworth, Batman Begins (2005)
O fracasso é uma inevitabilidade complexa nos negócios. De acordo com Amy Edmondson, da Harvard Business School, os executivos reconhecem que as falhas "verdadeiramente culpáveis" ocorrem nos negócios 2 a 5% das vezes, mas tratam 70-90% das falhas como culpáveis.
Em vez de jogar o “jogo da culpa”, ele sugere que adotemos uma abordagem sincera ao fracasso que aceite e incentive a capacidade de identificar falhas de pequena escala regularmente. Embora possa parecer contraproducente, incentivar a abordagem correta do fracasso é essencial para o sucesso e a segurança psicológica.
Sim Sitkin, professor de Liderança, Gestão e Políticas Públicas da Duke, expressa a importância do fracasso inteligente. Ao adotar estratégias revolucionárias de negócios, ele argumenta, o fracasso é uma parte essencial do desenvolvimento.
A falha inteligente é baseada em cinco critérios:
Eles são cuidadosamente planejados, para que, quando as coisas derem errado, você saiba por que;
Eles são genuinamente incertos, portanto o resultado não pode ser conhecido antecipadamente;
Eles são modestos em escala, de modo que uma catástrofe não tenha tanto impacto;
Eles são gerenciados rapidamente, para que não ocorra muito tempo entre o resultado e a interpretação;
Algo sobre o que é aprendido é familiar o suficiente para informar outras partes do negócio.
Harvard Business Review, 2010
A configuração de falhas inteligentes e o reconhecimento de erros é essencial para qualquer empreendimento comercial. Na era online, com transparência e uma aversão natural (ou até desconfiança) à tecnologia, a responsabilidade é de suma importância.
3. Adaptabilidade
Uma adaptação popular às Regras de Moscou, as lendárias 10 regras adotadas pelos espiões disfarçados em Moscou durante a Guerra Fria, é: "a tecnologia sempre o decepcionará". A Internet vai cair, as videochamadas serão cortadas, os programas congelarão. Os projetistas de programas precisam aprovar planos de contingência para quando isso ocorrer. Professores, funcionários e alunos se adaptaram ao longo do tempo, mesmo que demonstram uma queda inicial na conquista. De acordo com Jaggars e Xu, os estudantes alcançaram notas significativamente mais baixas ao fazer a transição para a educação universitária online da comunidade.
Soluções como a aprendizagem adaptativa (aquelas que respondem às necessidades imediatas dos indivíduos) podem resolver esses problemas a longo prazo, e todos os alunos desenvolveram as habilidades para se destacar nos ambientes on-line por meio de estratégias educacionais formais e informais.
No entanto, frustração e apatia são resultados naturais para empresas que não conseguem se adaptar a obstáculos não planejados. Criar programas de treinamento on-line que sejam adaptáveis ou que tenham pelo menos algum grau de segurança é essencial para facilitar a transição on-line para os usuários.
4. Precisão
Acredite ou não, há uma razão pela qual as escolas cumprem horários, períodos programados e disciplinas. É o mesmo motivo pelo qual professores e instrutores de todas as idades incorporam objetivos claros de aprendizado para seus alunos - os alunos se beneficiam da regularidade, familiaridade e precisão. Pense em quando você se mudou para uma nova casa ou apartamento. O novo espaço é desconhecido, estranho, mas oferece oportunidades. Quando você começa a desempacotar seus pertences, adota alguma forma de regularidade - utensílios de cozinha entram na cozinha, livros na estante.
Inconscientemente, quando entramos em um novo espaço, o preenchemos com novas interpretações baseadas nas regularidades existentes, novas abordagens para os principais critérios subjacentes. Alterar o espaço é estressante o suficiente, não precisamos mudar o próprio conceito do que significa estar em um apartamento.
O mesmo é vital para os alunos quando eles passam para um ambiente de aprendizado on-line. Os novos sistemas de treinamento são estranhos o suficiente, sem pensar em novas maneiras de aprender - elas podem vir mais tarde. A prioridade para mover o treinamento on-line deve ser o fornecimento de etapas claras para tornar a mudança o mais perfeita possível.
Precisão é a chave. Antes de desbloquear todo o potencial do seu software de treinamento on-line, considere incorporar a terminologia existente, mover os espaços da vida real on-line (existe um motivo para chamarmos atalhos de computador de "arquivos e pastas" - é assim que sabemos o que esperar). Dar aos alunos objetivos precisos e diretos é vital para garantir que eles não fiquem sobrecarregados.
5. Recurso
Apesar do zelo dos professores universitários em continuar o legado das palestras, a aprendizagem interativa centrada no aluno tem sido considerada o método mais eficaz de treinamento e desenvolvimento, pois promove o engajamento. A internet oferece um tremendo potencial para atrair material, portanto, use-o. Existem centenas de aplicativos, programas e ofertas de conteúdo inovadores para apoiar o aprendizado de maneiras interessantes e interessantes.
Uma abordagem simples para envolver o treinamento é oferecer aos alunos uma variedade de tarefas usando diferentes mídias, nas quais uma plataforma de aprendizado pode permitir que você construa jornadas de aprendizado e objetivos de aprendizado para habilitar essa técnica de aprendizado combinado. Isso inclui blogs, vídeos, projetos liderados pelos alunos, podcasts - a lista é interminável.
Embora a pesquisa sugira que estudantes, principalmente adultos, possam abordar o aprendizado on-line com apreensão, não é um desafio intransponível.
Na quarta edição de Melhorando a motivação adulta para aprender, Wlodkowski e Ginsberg argumentam que, embora os ambientes on-line apresentam um novo desafio, a motivação intrínseca ("encontrar o ato de aprender se recompensando") é "possível para todos".
O engajamento e o interesse funcionam como "pontos emocionais" ao longo da aprendizagem contínua. Simplificando, o aprendizado requer motivação que é possível através do engajamento. Conteúdo atraente (seja por meio de personalização, variedade de mídia ou material relevante para o contexto) pode ajudar no engajamento inicial.
6. Aprendizagem Assíncrona*
Um dos muitos chavões para empresas de aprendizado on-line: aprendizado assíncrono.
O treinamento assíncrono é muito mais benéfico para os alunos, principalmente aqueles com compromissos existentes, como cargas de trabalho pesadas ou famílias para atender. A flexibilidade oferecida pelo aprendizado assíncrono permite que as empresas forneçam treinamento a todos os funcionários sem exigir a renúncia ao horário de trabalho.
É importante abraçar isso na fase de design; planeje os módulos de treinamento cientes de que os alunos os concluirão em taxas e horários diferentes, incluem sessões de "recapitulação" no início, final e ao longo dos módulos para que os alunos não se sintam perdidos e tentem não fazer atividades assíncronas que consomem muito tempo.
A mudança do aprendizado síncrono para assíncrono também pode ser financeiramente benéfica para as empresas. O aprendizado síncrono requer mais planejamento, mais recursos e um cronograma dedicado.
O aprendizado on-line em grande escala ainda está em fase de pesquisa; a atual pandemia de coronavírus é a maior experiência em aprendizado on-line de todos os tempos.
De acordo com Justin Reich, pesquisador em ambientes de aprendizagem on-line do MIT, também é possível que o aprendizado on-line não seja aconselhável em grandes volumes - não temos idéia se as pessoas (principalmente os jovens) têm as "habilidades de atenção ou função executiva" para participar de um aprendizado on-line.
Embora Reich se concentre mais no desenvolvimento infantil, ele oferece uma solução interessante para a saturação online. Ele sugere que consideremos ambientes híbridos de aprendizado, nos quais os alunos concluem tarefas offline e as colocam online (conhecidas como "inverter a sala de aula") em termos de educação.
Para empresas que projetam treinamento on-line, essa abordagem pode ajudar os usuários menos adeptos às práticas on-line e aumentar os níveis de atenção em todo o mundo.
Conclusão
A transição do aprendizado on-line é uma perspectiva interessante e assustadora. Antes de considerar o conteúdo dos programas de treinamento, as empresas devem prestar muita atenção a esses seis princípios orientadores e alavancar os especialistas em aprendizado e desenvolvimento.
Uma vez iniciado o design do treinamento on-line, as empresas devem reconhecer a importância contínua dos seis princípios, além de apreciar sua própria cultura de trabalho pessoal e os contextos de indivíduos em sua corporação.
O treinamento on-line oferece um enorme potencial para catalisar o treinamento em um ambiente de negócios, mas não adianta reinventar a roda. A transição bem-sucedida para o treinamento on-line começa com um planejamento cuidadoso, um reconhecimento desses seis princípios orientadores e uma reflexão constante com base no feedback.
O mundo está se movendo online - seja forçado ou voluntariamente. As empresas devem adotar a transição para o treinamento on-line de maneira ponderada, a fim de aproveitar ao máximo todas as oportunidades oferecidas pela era digital. O futuro do trabalho tem um plano de contingência; esteja preparado.
*Aprendizagem assíncrona é um termo geral usado para descrever formas de educação, instrução e aprendizagem que não ocorrem no mesmo local ou ao mesmo tempo. Ele usa recursos que facilitam o compartilhamento de informações fora das restrições de tempo e lugar entre uma rede de pessoas
Sobre o Autor
William Peters
Ph.D. Student at Boston College
Will Peters é Ph.D. estudante no Boston College, EUA. Will ensinou filosofia e estudos sociais no Reino Unido depois de se formar na Universidade de Cambridge. Sua pesquisa atual concentra-se no futuro da educação, trabalho e tecnologia e no objetivo da educação em estudos sociais.